2023 sendo ano pré olímpico conta com disputas de alto nível em busca de classificações no Ranking Mundial e vagas diretas para as Olimpíadas Paris 2024, além da Copa do Mundo Feminina. Confira o calendário das principais competições.
Copa do Mundo Feminina
20 de julho a 20 de agosto, na Austrália e Nova Zelândia.
Em 2022 vimos a Argentina se tornar tricampeã da Copa do Mundo masculina, e em 2023 é a vez das mulheres disputarem o título. A última seleção a ganhar a competição foi os Estados Unidos em 2019.
A seleção brasileira busca conquistar seu primeiro título da Copa do Mundo, já que seu melhor resultado foi o vice-campeonato em 2007. O Brasil já está classificado por ter conquistado a Copa América. A estreia brasileira será dia 24 de julho, e ainda não tem definido o primeiro confronto.
Para a disputa, a treinadora da seleção brasileira Pia espera poder contar com a estrela do Brasil: Marta. A jogadora eleita 6 vezes melhor do mundo vem de uma lesão e operação no joelho, espera estar recuperada para jogar a Copa e conquistar este título inédito na carreira.
Campeonato Mundial de Handebol Masculino
11 a 29 de janeiro, na Suécia e Polônia.
O Mundial de Handebol Masculino irá garantir ao país vencedor a participação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. O Brasil procura seu melhor resultado este ano, já que seu melhor desempenho foi o nono lugar da competição em 2019. A seleção brasileira está no Grupo C, junto de Suécia, Uruguai e Cabo Verde.
Australian Open
15 a 29 de janeiro, Austrália.
O Australian Open reunirá, mais uma vez, os melhores tenistas do planeta. Após ficar de fora da edição de 2022, por não estar vacinado, Novak Djokovic é uma das atrações para o torneio. Rafael Nadal, Iga Swiatek, Carlos Alcaraz e outros também buscarão o título nas quadras australianas.
Liga Mundial de Surfe - WSL
A partir de 29 de janeiro.
No final de janeiro terá início mais uma temporada da Liga Mundial de Surfe. Este ano os 10 melhores colocados estarão classificados para as Olímpiadas. A fase de eliminação terá: duas etapas no Havaí, duas na Austrália, uma em Portugal, uma em El Salvador, uma no Brasil, uma nos Estados Unidos, uma na África do Sul e uma na Polinésia Francesa. Após as 10 etapas eliminatórias, os 5 melhores surfistas se classificam para a final, disputada nos Estados Unidos em setembro.
A “Tempestade Brasileira”, apelido dado para os atletas brasileiros, são um grande desafio para os adversários. Detentores dos últimos três títulos mundiais, o Brasil vem forte para a competição.
Campeonato Mundial de Skate Street
29 de janeiro a 5 de fevereiro, nos Emirados Árabes Unidos.
Após ter sua primeira participação olímpica em Tóquio, o skate inicia seu segundo ano pré-olímpico com um Mundial em skate street. Entre janeiro e fevereiro, nos Emirados Árabes Unidos, os melhores atletas do planeta buscam o título e também os pontos para o ranking olímpico.
Campeonato Mundial de Judô
7 a 14 de maio, Catar.
O Mundial de 2023 de judô volta a ser realizado em seu período do ano habitual. Na última temporada, o Brasil terminou a competição com quatro medalhas, sendo dois ouros com Rafaela Silva e Mayra Aguiar. O torneio realizado no Catar vale pontos para o ranking que dá as vagas para os Jogos Olímpicos de Paris.
Além do Mundial, a temporada terá algumas etapas de Copa do Mundo e de Grand Slam para que os lutadores somam pontos para o ranking mundial e olímpico.
Mundial de Tênis de Mesa
20 a 28 de maio, na África do Sul.
Pela primeira vez na história, o Mundial de tênis de mesa será jogado na África do Sul. A modalidade volta para o continente africano depois de mais de 60 anos sem um torneio deste porte.
Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos
14 a 30 de julho, no Japão
O Mundo dos esportes aquáticos se reunirá em Fukuoka, no Japão, entre os dias 14 e 30 de julho para a disputa do Mundial de 2023. A natação vai classificar os três melhores revezamentos de cada uma das provas e o Mundial foi selecionado como evento para obtenção de índice nas provas individuais.
A maratona aquática classifica três atletas no masculino e três no feminino na prova dos 10km. Os dois países que chegarem na final do Pólo Aquático também se garante nos Jogos Olímpicos de Paris e os 12 melhores atletas das provas individuais dos saltos ornamentais garantem classificação para seus países na Olimpíada.
Campeonato Mundial de Atletismo
19 a 27 de agosto, na Hungria.
O Campeonato Mundial de Atletismo acontecerá em Budapeste, na Hungria, durante o mês de agosto. Sendo a competição mais importante da temporada, o Mundial gera pontos olímpicos através do índice olímpico e dos pontos para o ranking mundial.
Ainda no atletismo, entre maio e setembro de 2023 acontece a Liga Diamante com os melhores atletas atrás do título.
Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica
23 a 27 de agosto, Espanha.
Também em agosto acontecerá o Mundial de Ginástica Rítmica, na Espanha. Na competição, além da busca por medalhas, as 14 melhores atletas do individual geral garantem vaga para o seu país nos Jogos Olímpicos de Paris, respeitando as regras de cada comitê nacional para a Olimpíada.
As ginastas também disputam etapas de Copa do Mundo por alguns países pelo mundo, além de competições continentais e nacionais durante o ano de 2023.
Campeonato Mundial de Ginástica Artística
29 de setembro a 8 de outubro, Bélgica.
Como acontece em todo ano pré-olímpico, o Mundial de Ginástica Artística classifica para a Olimpíada. Em 2023, a competição disputada na Bélgica colocará as oito melhores ginastas do masculino e as 14 melhores do feminino no individual geral em Paris. Além disso, as nove melhores equipes, que não estão já classificadas para a Olimpíada, também se classificam.
Jogos Pan-Americanos 2023
20 de outubro a 5 de novembro, no Chile.
Os jogos pan-americanos deste ano pré olímpico conta com uma disputa acirrada atrás de classificações para Paris 2024. Será o evento que mais vai garantir vagas para as olimpíadas nesta temporada. Ao todo serão 33 vagas, sendo 21 diretas e 12 com pontos somados ao ranking. Serão 39 modalidades disputadas.
Colaborou Juliana Araujo
Comments