top of page

Janeiro Branco: Mês de Conscientização a Saúde Mental

Foto do escritor: Juliana AraujoJuliana Araujo

O Brasil é um dos países com mais problemas relacionados a saúde mental no mundo. São 18 milhões de pessoas com transtorno de ansiedade, e 12 milhões de pessoas com depressão. Entenda a importância de cuidar e preservar sua saúde mental.

O Janeiro Branco é uma campanha de conscientização do cuidado com a saúde mental e emocional, marcando o primeiro mês do ano. Este mês não foi escolhido por acaso, o primeiro mês do ano marca um período em que muitas pessoas acabam sofrendo de ansiedade e pânico, por ter frustações do ano passado ou medo de mudanças no novo ciclo.


De acordo com estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-americana da Saúde (OPAS), o Brasil é o país mais ansioso do mundo (9,3%) e o segundo maior das Américas em depressão (5,8%).


Menos de 3% dos brasileiros fazem terapia ou algum tratamento psiquiátrico, a conta é muito desigual em relação ao número de casos de transtornos mentais/emocionais e quem de fato busca tratamento.


Não só ansiedade e depressão são problemas relevantes, sinais como: irritabilidade, estresse elevado, fobias, pânico e compulsões são variações de uma mente não saudável. Esses casos são vistos com normalidade, afinal todos temos preocupações no dia a dia né? Mas a questão é: como você tem lidado com elas? Tem situações que só alguém especializado nos processos da mente é capaz de ajudar.


O primeiro passo é entender que você pode ser ajudado, saia da zona de conforto que nem está confortável. Acreditar que é besteira, que são sensações normais do cotidiano te afastam de ter uma mente saudável e tranquila. Você pode viver em um ambiente de pressão sabendo lidar com o estresse de maneira saudável.


A saúde mental também causa reflexos no desenvolvimento econômico, sendo a segunda causa de afastamento laboral, gerando ainda grande estigma pessoal de incapacidade – especialmente com o advento da pandemia do novo Coronavírus. Pesquisa da UERJ demonstrou que casos de depressão dobraram no período de quarentena e que ocorrências de ansiedade e estresse tiveram aumento de 80%, causadas pelas incertezas com o novo Coronavírus e as mudanças impostas pelo isolamento social.


A terapia é uma grande aliada. Estudos comprovam que se consultar com um terapeuta ou psicólogo é uma prática recomendada a todos, já que todos temos algum trauma, algum medo, algo mal resolvido que pode ser melhorado. A tendencia de problemas mentais é crescer, é aumentar sua zona de ação, não pense que é mais fácil resolver sozinho(a).


Uma mente que não está saudável reflete no corpo enfermo. Tudo é uma projeção psíquica. Pessoas com transtornos estão mais suscetíveis a doenças psicossomáticas - as doenças psicossomáticas são desordens emocionais/psiquiátricas que afetam o funcionamento dos órgãos do corpo - gerando incapacidades e problemas externos.



Recomendações do Ministério da Saúde


• Reconheça e acolha seus receios e medos, procurando pessoas de confiança para conversar;

• Retome estratégias e ferramentas de cuidado que tenha usado em momentos de crise ou sofrimento e ações que trouxeram sensação de maior estabilidade emocional;

• Invista em exercícios e ações que auxiliem na redução do nível de estresse agudo (meditação, leitura, exercícios de respiração, habilidades manuais);

• Invista e estimule ações compartilhadas de cuidado, evocando a sensação de pertencimento social (como as ações solidárias e de cuidado familiar e comunitário)

• Mantenha ativa a rede socioafetiva, estabelecendo contato, mesmo que virtual, com familiares, amigos e colegas;

• Evite o uso do cigarro, álcool ou outras drogas para lidar com as emoções;

• Busque um profissional de saúde quando as estratégias utilizadas não estiverem sendo suficientes para sua estabilização emocional;

• Busque fontes confiáveis de informação e reduza o tempo que passa assistindo ou ouvindo coberturas midiáticas.


Procure ajuda, converse com amigos e pessoas proximas, e não deixe de ir em um médico de saúde mental. Procure cuidar e preservar sua mente, ela que controla seu corpo.


Importante: Caso precise de ajuda, ligue (188) ou entre em contato pela internet aqui com o CVV - Centro de Valorização a Vida, que realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias.


 
 

Comments


Logo_Fit-In-Company.png

Oferecimento

Logo_Dr-Caminhao.png
Logo_Saudesportes.png

© 2022 | Grupo Fit In Company

bottom of page
WhatsApp Icon WhatsApp