O Ironman Kona World Championships retorna após um hiato de três anos com um novo formato, confira onde assistir e acompanhar.
Imagem: Donald Miralle/Getty Images
O Ironman, realizado anualmente no Havaí desde 1978, e em Kailua-Kona desde 1981, não foi realizado em 2020 ou 2021 devido à pandemia de coronavírus.
O campeonato mundial fez uma parada única em St. George, Utah, em 7 de maio para compensar o cancelamento de 2021. Os vencedores foram o norueguês Kristian Blummenfelt, campeão olímpico de triatlo de Tóquio, e a suíça Daniela Ryf, que conquistou seu quinto título mundial de Ironman. Ambos estão inscritos em Kailua-Kona, onde as corridas são divididas em dois dias – quinta-feira para as mulheres e sábado para os homens.
Um Ironman inclui uma natação de 2,4 milhas (3,8 Km), ciclismo de 112 milhas (180 Km) e uma maratona, totalizando 140,6 milhas (226,3 Km) de prova. Os melhores triatletas levam oito horas para serem concluídos. Muito indiscutivelmente, ele coroa o homem e a mulher mais aptos do mundo.
Ryf, de 35 anos e atleta olímpica de 2008 e 2012, pode empatar com a compatriota aposentada Natascha Badmann pelo segundo lugar na lista feminina em seis títulos mundiais de Ironman. Apenas a zimbabuense que virou americana Paula Newby-Fraser tem mais, com oito.
O campo também inclui a alemã Anne Haug , campeã de Kona em 2019 e única mulher além de Ryf a vencer desde 2015. A britânica Lucy Charles-Barclay , vice-campeã de Kona em 2017, 2018 e 2019, retorna depois de perder o evento de St. George devido a uma fratura por estresse no quadril.
Blummenfelt, em sua estreia em Kona, tentará se tornar o mais jovem campeão masculino em Kona desde o alemão Normann Stadler em 2005. Seus principais adversários incluem o compatriota Gustav Iden , bicampeão mundial Half Ironman, e o alemão Patrick Lange , o Vencedor do Ironman Kona de 2017 e 2018.
Também competindo no sábado está Dallas Clark , um tight end All-Pro aposentado da NFL com o Indianapolis Colts, e Tony Kanaan , o campeão da Indy 500 de 2013 que completou o Kona Ironman de 2011 em 12 horas, 52 minutos e 40 segundos.
Onde assistir:
Ao vivo, via Facebook Watch no canal IRONMAN Now, e também via IRONMAN Now no YouTube. Para os updates e acompanhamento dos atletas amadores o melhor recurso é ter o aplicativo IRONMAN Tracker em seu telefone/dispositivo móvel, que é um companheiro essencial para manter-se atualizado com todas as ações do dia.
Haverá cobertura adicional pré-prova por volta das 04:30, horário local, na preparação para a prova, com entrevistas e conteúdo dos bastidores. O comentário do IRONMAN está programado para ser apresentado por Michael Lovato e Dede Griesbauer, com Greg Welch, Matt Lieto e Mirinda Carfrae adicionando reportagens no percurso.
Comments