A Nutricionista Fabiana Raucci fala sobre os benefícios da ingestão hídrica no nosso organismo e como fazer o balanceamento correto da água no nosso corpo.

Desde cedo somos instruídos sobre a importância de beber água, mas levamos esse conhecimento em consideração no dia a dia? Um estudo realizado pela Danone Research comprovou que no Brasil o consumo de água caiu para 33%, enquanto a ingestão de sucos e líquidos açucarados subiu para 41%.
70% do nosso corpo é composto por água, já que ela é extremamente benéfica para a nossa saúde. Entre suas principais funcionalidades no nosso corpo podemos citar: auxilio na absorção de nutrientes e minerais, no bom funcionamento dos rins, regula a temperatura do corpo, protege nossos órgãos vitais, hidrata nossas veias e artérias.
Em contrapartida, a desidratação pode gerar: cansaço, cãibras musculares, ressecamento da pele, constipação, pressão sanguínea irregular e risco de morte, em casos mais graves. Além é claro de problemas renais sérios, pois o rim é responsável por filtrar toxinas prejudiciais a nosso organismo.
Você sabe a quantidade certa de água para o seu peso?
A maioria das pessoas precisa consumir diariamente de 2,5 a 3 litros de água, mas nem todos precisam seguir essa regra. Para saber qual deve ser seu consumo adequado de acordo com a necessidade do seu corpo, faça o cálculo (Peso corporal x 35ml. Por exemplo, peso corporal 60 kg x 35 ml = 2100ml ou 2,1l de água durante o dia). Além da conta, precisa ser levado em consideração alguns detalhes que fazem a diferença:
A hidratação para ser eficaz, deverá ser feita em pequenos goles ao longo do dia, e não de uma vez ou em grandes quantidades;
O excesso de hidratação pode sobrecarregar os rins e causar o efeito rebote, já que não haverá a absorção correta dos nutrientes além de dificultar a filtração renal.
Segue algumas dicas:
Mantenha sempre por perto a garrafinha de água, o ideal é consumir água ao longo do dia, e não esperar ter sede;
Atenção à hidratação antes, durante e após a prática de atividade física;
Crie a rotina do consumo de água, gradativamente, coloque metas semanais, por exemplo: primeira semana consumir 1 litro ao dia, segunda semana consumir 1,5 litro ao dia, a partir da terceira semana consumir 2,0 litros ao dia.
Algumas ideias de água aromatizada
Para aqueles que sentem dificuldade em tomar água durante o dia, alternativas saudáveis e práticas são:
Água com gengibre, ótima para usar antes e durante o treino para ajudar a acelerar o metabolismo. Modo de preparo: Na jarra adicione um litro de água filtrada com 2 colheres de sopa de rodelas de gengibre, deixe na geladeira durante a noite.
Água com manga e hortelã, deliciosa para aqueles dias em que o corpo pede o consumo de algo mais docinho. Modo de preparo: pique uma manga inteira em um prato (inclusive mantenha o suco da manga junto aos pedaços), adicione todo o conteúdo do prato (manga + líquido) na jarra com um litro de água filtrada, junte as folhas de hortelã à gosto e deixe na geladeira durante a noite.
Água de coco com gelo de morango, delicioso para ser utilizado em eventos e também refrescar o copo no calor. Modo de preparo: pique os morangos e coloque nas forminhas de gelo, adicione um pouco de água filtrada e leve ao congelador, espere até formar o gelo. Na jarra adicione um litro de água de coco e coloque os gelos de morango, ficará lindo e saboroso.
Água de limão com hortelã, ótimo para ajudar na retenção de líquidos. Modo de preparo: no liquidificador adicione 1 copo médio de água com suco de 1 ou 2 unidades de limão e 2 colheres de sopa hortelã picado, se necessário adoçar, utilize adoçante 100% Stevia, leve ao copo com gelo, rodelas de limão e pedaços de hortelã.

Fabiana Raucci (Instagram @drafabianaraucci), Nutricionista comportamental especialista em esportes e emagrecimento. Estudante de Nutrição funcional. Atualmente Nutricionista da empresa Isacteep e Dr Caminhão.
Comentarios