A prática esportiva traz inúmeros benefícios para o desenvolvimento infantil. Em um mundo cada vez mais conectado e tecnológico é essencial o incentivo para que as crianças se movimentem.
O esporte por si só já traz números benefícios ao corpo, tanto físico como mental, mas quando praticado por crianças ajuda em várias fases do desenvolvimento. Além de ser muito bom para o corpo auxiliando na boa circulação sanguínea, sistema cardiovascular, tônus muscular e etc ainda tem o fator da socialização, que vem sido comprometida com o uso das tecnologias.
Por ser uma atividade que possui regras, o esporte está vinculado a fatores que influenciam no desenvolvimento moral da criança. Como exemplo o senso de seguir os comandos e a responsabilidade com o próximo.
Incentivar a criança a praticar esse tipo de exercício não significa a obrigação de se tornar atleta. Se destacar na modalidade praticada acaba sendo uma possibilidade mas não necessariamente uma obrigação, é preciso deixar claro que o objetivo é competir de maneira saudável. Em casos de obrigatoriedade de treinamento pode haver o efeito rebote, causando danos a saúde mental.
Entre as habilidades trabalhadas estão elas: comunicação, foco, coletividade, resolução de problemas e espírito de equipe. Essa relação de habilidades adquiradas está diretamente ligada ao desenvolvimento e evolução no período da infância.
Outro lugar que podemos ver o resultado positivo na introdução do esporte na vida da criança é na: escola. Muitos acreditam que a pratica esportiva pode atrapalhar o desempenho escolar, porém, se inserido na rotina de maneira correta só traz beneficios. Melhora a concentração, o entendimento de regras e disciplina, gera um melhor convívio social e consequentemente a melhora rendimento escolar.
Existem muitos esportes que são recomendados nesse período, são eles:
Natação
Dança
Artes Marciais
Futebol
Handebol
Vôlei
Capoeira
Ginástica
Entre tantos outros.
Um grande vilão que pode afetar a vida das crianças é a obesidade. O excesso de peso acarreta em problemas de saúdee. muitas vezes irreversíveis futuramente.
Segundo o Ministério da Saúde, a obesidade infantil afeta 3,1 milhões de crianças menores de 10 anos no Brasil. Além disso, 9,4% de todas as meninas e 12,4% dos meninos no país estão obesos.
Esses dados preocupantes podem ser combatidos e prevenidos com a pratica de atividade física, que vai contra a obesidade gerando saúde e qualidade de vida.
Portanto, incentive as crianças a praticarem esporte. os benefícios sociais, psicológicos e físicos só podem resultar em saúde.
Colaborou Juliana Araujo
Kommentare