top of page

Como a Ergonomia Pode Amenizar Dores no Trabalho

Foto do escritor: Juliana AraujoJuliana Araujo

As dores articulares por esforço e atividade repetitiva no trabalho podem gerar doenças infelizmente comuns no meio corporativo. Saiba como a Ergonomia auxilia a redução de danos.

Existem lesões e doenças ocupacionais que cercam o ambiente de trabalho. Como as mais comuns podemos citar a: LER, DORT e Tendinite. As dores articulares são comuns no mundo corporativo, já que são horas em uma mesma posição, muitas vezes sem alongamento e/ou espaços adaptados para ergonomia.



O que é TENDINITE?

Uma definição rápida: Tendinite é uma inflamação do tendão, que pode aparecer com sinais de dor, calor, fadiga, vermelhidão e inchaço. Está relacionada a atividades com repetições de movimentos.


O que é LER?

LER - Lesão por Esforço Repetitivo é uma síndrome que inclui um grupo de doenças com sintomas como dor nos membros superiores e nos dedos, dificuldade para movimentá-los, formigamento, fadiga muscular e redução na amplitude do movimento. Essa síndrome é constituída por um grupo de doenças – tendinite, tenossinovite, bursite, epicondilite, síndrome do túnel do carpo, dentre outras.



O que é DORT?

Também chamada de DORT - Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho, LTC - Lesão por Trauma Cumulativo, AMERT - Afecções Musculares Relacionadas ao Trabalho ou síndrome dos movimentos repetitivos, é causada por mecanismos de agressão, que vão desde esforços repetidos continuadamente ou que exigem muita força na sua execução, até vibração, postura inadequada e estresse. o termo DORT designa apenas as lesões em que há correlação do quadro clínico com o trabalho desempenhado pela pessoa. Pessoas que trabalham com computadores, em linhas de montagem e de produção ou operam britadeiras, assim como músicos, esportistas e outros, estão sujeitos a essas condições.



Principais causas

Quando o ambiente trabalho não é respeitado e adequado, são maiores as chances de adquirir um distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho.

Neste contexto, as causas da LER / DORT estão diretamente relacionadas a esses fatores. São eles:

  • excesso de movimentos repetitivos;

  • postura incorreta;

  • preparo físico insuficiente;

  • ausência de pausa e descanso;

  • local de trabalho — mesas e cadeiras — inadequado;

  • jornadas excessivas;

Além disso, incluem-se outros fatores, como: ansiedade, estresse ocupacional devido à pressão, ambiente pesado, busca por perfeccionismo, depressão, dentre outros.



Como amenizar as dores com Ergonomia?

A Ergonomia é o estudo da relação entre o homem e o meio laboral, que visa proporcionar conforto e qualidade de vida ao ser humano durante a sua condição de trabalho. E isso está diretamente associado ao ambiente e às condições oferecidas para execução da função.


Além do mais, a Ergonomia no Trabalho tem a NR-17 para enfatizar sua importância no meio corporativo.


Uma estação de trabalho que não proporciona os requisitos mínimos pode estar causando sérios problemas aos seus trabalhadores. Não só para evitar as doenças ocupacionais que afastam funcionários, mas também para contribuir no aumento da produtividade, assim como atenuar as patologias a médio e a longo prazo.


Em relação à tendinite e outras doenças ocupacionais, a Ergonomia pode ajudar na prevenção e, quando já diagnosticada, amenizar as dores. Algumas medidas que você pode ter para evitar: corrija a postura, faça pausas, faça alongamento e evite ficar na mesma posição por muito tempo, são algumas das medidas que ajudam a reduzir danos.



Saiba sobre como a Fit In Company pode levar Ergonomia para as Empresas:


Comments


Logo_Fit-In-Company.png

Oferecimento

Logo_Dr-Caminhao.png
Logo_Saudesportes.png

© 2022 | Grupo Fit In Company

bottom of page
WhatsApp Icon WhatsApp