Seleção brasileira perde e é eliminada nas quartas de final no Mundial de Bocha, nos pares e equipes BC1/BC2/BC3.
Imagem: Dantas Júnior / Ande / Divulgação
A Seleção Brasileira de bocha fez a dobradinha sobre a Argentina nesta segunda-feira, 12, pela última rodada da fase de grupos dos pares BC3 (para atletas com deficiências severas e que podem usar calha e ter auxílio de outra pessoa) e equipes BC1/BC2 do Mundial de bocha, que acontece na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico, no Rio de Janeiro. Porém, logo em seguida, o país foi eliminado nas quartas de final em ambas as disputas. As finais ocorrem nesta terça-feira, 13, assim como a cerimônia de encerramento do evento. A principal competição da bocha do ciclo Paris 2024 reuniu mais de 170 atletas de 40 países em disputas individuais, por pares e equipes. As partidas têm sido realizadas no mesmo palco dos Jogos Paralímpicos de 2016. A entrada é gratuita ao público. Pela equipe BC1/BC2, o trio brasileiro formado pela pernambucana Andreza Vitória, campeã mundial na disputa individual, além do cearense Maciel Santos e do potiguar Iuri Santos, começaram o dia vencendo os argentinos por 7 a 5 pelo Grupo B. Como já haviam vencido Eslováquia e Espanha, avançou na primeira colocação da chave. Mas, no primeiro confronto eliminatório, pelas quartas de final, a equipe brasileira foi superada pelo Japão por 6 a 3 e deu adeus à competição. Já na disputa dos pares BC3, a paulista Evelyn Oliveira, ao lado do mineiro Mateus Carvalho, também bateram a Argentina por 7 a 0 pelo Grupo D e se classificaram como líderes da chave após as vitórias também sobre Peru e Colômbia no dia anterior. Já nas quartas, em novo duelo contra japoneses, o país foi derrotado por 3 a 2 e também foi eliminado da competição.
"Foi uma competição muito forte, com os atletas melhores ranqueados mundialmente. A gente sai do jogo chateado quando perde, mas a principal motivação é poder melhorar. De um maneira geral, fomos bem, fizemos um bom trabalho. Agora é trabalhar em cima dos detalhes que precisam ser ajustados", afirmou Mateus Carvalho, que tem artrogripose múltipla congênita.
Nos pares BC4 (para atletas com deficiências severas, mas que não recebem assistência), a dupla formada pelo paranaense Eliseu dos Santos e pela paulista Josi não conseguiu avançar da fase de grupos. Foi superada pelo Japão por 4 a 3 e acabou a sua participação na terceira colocação do Grupo C, com uma vitória e duas derrotas.
As partidas têm sido transmitidas ao vivo pelo Youtube da Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE), organizadora do evento.
Serviço
Mundial de bocha paralímpica
Dias: de 6 a 13 de dezembro, a partir das 9h30
Local: Arena Carioca 1, Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro
Entrada: gratuita
Pela internet: Youtube da Associação Nacional de Desporto para Deficientes (ANDE)
Confira todos os jogos da Seleção Brasileira de bocha desta segunda-feira, 12, no Mundial no Rio: Equipes BC1/BC2 Fase de grupos Brasil 7x5 Argentina Quartas de final Brasil 3x6 Japão Pares BC3 Fase de grupos Brasil 7x0 Argentina Quartas de final Brasil 2x3 Japão Pares BC4 Fase de grupos Brasil 3x4 Japão Patrocínio A bocha é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa Assessoria de Comunicação do Comitê Paralímpico Brasileiro (imp@cpb.org.br)
Comments