Estresse em excesso afeta diretamente nossa saúde e nossa rotina. Mesmo com um dia a dia estressante é possível encontar uma válvula de escape. Você é uma pessoa estressada?

O Estresse é uma resposta do nosso corpo a atividades e estímulos. Essa produção de estresse gera aumento de hormônios e substâncias como a adrenalina, cortisol e norepinefrina, que resultam em problemas no nosso corpo.
Ficar exposto a situações estressantes por um médio ou longo período de tempo pode ter consequências como: dor de cabeça, dificuldade para dormir, constipação, diarréia, irritabilidade, falta de energia, falta de concentração, comer demais ou não comer, raiva, tristeza, maior risco de acessos de asma e artrite, tensão, cólica estomacal, inchaço do estômago, problemas de pele (como urticária), depressão, ansiedade, ganho ou perda de peso, problemas cardíacos, pressão alta, síndrome do intestino irritado, diabetes, dor nas costas e/ou pescoço, diminuição da libido e dificuldade de engravidar.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 90% da população mundial sofre com o estresse. E no Brasil, segundo um levantamento da Associação Internacional do Controle do Estresse (ISMA), já somos o segundo país do mundo com o maior nível de estresse.
O estresse pode manifestar-se por uma variedade de razões, incluindo acidente traumático, morte ou situação de emergência. Estresse também pode ser efeito colateral de alguma patologia. Porém, há o estresse associado à vida cotidiana, ambiente de trabalho e responsabilidades familiares. É difícil dizer para ficar calmo e relaxado em nossas vidas agitadas. Porém, é importante encontrar formas de aliviar o estresse. Sua saúde depende disso.
Atividade Física como aliada
Pesquisas mostram que a prática regular de atividade física pode minimizar problemas emocionais como quadros de estresse. Isso porque o exercício aeróbico provoca a liberação de hormônios que ajudam a aliviar o estresse e promovem uma sensação maior de bem-estar.
Além de trazer benefícios ao sistema circulatório, a prática de exercícios aumenta a produção e a liberação de neurotransmissores como a endorfina, serotonina e a noradrenalina. Quando liberadas na circulação, essas substâncias agem diretamente no sistema nervoso central, gerando sensação de bem-estar, aliviando a depressão/ansiedade e normalizando os níveis de estresse.
Alguma das praticas que podem ajudar estão:
Caminhada e/ou corrida;
Ioga;
Dança;
Musculação;
Ciclismo;
Esportes (como futebol, lutas, natação);
Outras praticas como meditação e pilates.
Outras estratégias que você pode adotar são:
Procurar ajuda especializada e médica;
Identificar a causa;
Descansar a mente;
Não abrir mão de momentos de lazer.
Escute o seu corpo, de modo que perceba quando o estresse estiver afetando sua saúde. Busque sempre o equilíbrio e seu bem-estar.
Comments