top of page

A Importância de Enxergar Bem na Prática Esportiva

Foto do escritor: Juliana AraujoJuliana Araujo

A visão em esportes de baixo ou alto impacto deve ser prioridade para um melhor desempenho e segurança. Existem muitas possibilidades para atletas que precisam de óculos/lentes, saiba quais.

Imagem: Rachael Adams/Instagram


Ao se preparar para uma atividade física, as pessoas costumam focar em algumas questões para garantir o melhor desempenho possível, como a roupa e os tênis mais adequados para a prática escolhida. Mas há um detalhe que muitas vezes fica de fora dessa equação e é decisivo em termos de segurança e performance: o cuidado com a visão.


Para aumentar a conscientização sobre esse assunto, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) está promovendo a campanha virtual Visão no Esporte. Como parte das ações, será possível acompanhar aulas e debates ao vivo com preparadores físicos, técnicos, médicos do esporte e oftalmologistas a partir das 10 horas do dia 11 de fevereiro.


“Até quem faz só caminhada no parque precisa enxergar bem para ter uma interpretação nítida do local e, assim, evitar quedas e torções”, explica o oftalmologista Cristiano Caixeta Umbelino, presidente do CBO. Nesses casos, óculos de grau usados no dia a dia tendem a dar conta do recado.

Conforme a prática esportiva fica mais complexa, as soluções podem ser personalizadas, considerando fatores como tipo de esporte, idade, adaptação ou não a lentes de contato e até a possibilidade de se submeter a uma cirurgia refrativa.


Se você não curte muito as lentes de contato, mas gosta de esportes em grupo e de mais impacto (a exemplo de basquete ou vôlei), dá para investir em óculos de grau fabricados com plásticos de diferentes níveis de resistência.


As lentes indicadas para esportes de mais impacto também têm particularidades: elas devem ser de policarbonato. Esse material é oito vezes mais forte do que outras composições. Para ter uma ideia, óculos normais possuem apenas 4 a 5% da resistência ao impacto oferecida pelo policarbonato de espessura comparável.


A tonalidade da lente faz diferença. Ao ar livre, as cores cinza e verde colaboram para reduzir o cansaço visual.


“Já quem apresenta baixa visão e fotofobia [sensibilidade aumentada à luz] deve optar por lentes com tons que proporcionem o aumento do contraste conforme a luz”, explica a oftalmologista Keila Monteiro de Carvalho, professora de oftalmologia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Há cores para problemas mais específicos: laranja, âmbar e marrom são indicadas para os portadores de retinopatia diabética, neurites ópticas ou degeneração macular.


Para quem é usuário de lentes de contato, a recomendação da oftalmologista Helena Costa, do H.Olhos, da Vision One, é utilizar um óculos de proteção, mas sem grau.


Se o esporte escolhido for a natação, saiba que já existem óculos com grau próprios para a piscina. Também dá para recorrer a lentes de contato descartáveis.


Cabe destacar que, ao resolver essa questão, há benefícios em vários âmbitos, não só durante a atividade física: o desempenho na sala de aula melhora, a autoestima aumenta e há maior facilidade de socialização.



 

Referência:

  • Schiavon, Fabiana; Enxergar bem reduz risco de acidentes durante a prática esportiva; VejaSaúde, 2023.


Comments


Logo_Fit-In-Company.png

Oferecimento

Logo_Dr-Caminhao.png
Logo_Saudesportes.png

© 2022 | Grupo Fit In Company

bottom of page
WhatsApp Icon WhatsApp